Quais os tipos de madeiras?

Existem muitas espécies de árvores com diferentes tipos de madeira e características. Entre as muitas características da madeira, as mais importantes para a construção civil são densidade (leve ou pesada) e resistência.
Com base nestas duas características, nós separamos os tipos de madeiras nos 4 grupos abaixo. Porém, isso não quer dizer que uma determinada espécie não posso ser usada em mais de uma função.

Madeira de ciclo curto
As espécies de ciclo curto possuem crescimento acelerado, atingindo grandes alturas em poucos anos. Por terem um crescimento rápido, a sua madeira é leve, de baixa densidade, e dessa forma menos resistente a grandes pressões ou cargas.
A madeira provinda dessas espécies é utilizada na construção de estrutura de uso temporário, como tábuas, sarrafos, pontaletes e ripas.
As espécies mais comuns são: angico-preto, cambará, eucalipto, pinus, pau-amarelo, mandioqueira, cumaru, cedrinho, quariba e tatujuba.

Madeira de ciclo médio
As espécies de ciclo médio, possuem crescimento mais lento que as de ciclo curto e dessa forma sua madeira possui densidade e resistência maiores.
Este tipo de madeira é utilizado na construção das estruturas dos telhados na forma de caibros e vigas.
As espécies mais comuns são: cedro, cuíúba, guarapeira, peroba, peroba do norte, angelim, garapa, jatobá, mogno, pau-roxo e tauari.

Madeira de ciclo médio
As espécies de ciclo longo possuem crescimento lento e devido a isso sua madeira possui alta densidade e resistência.
Estas madeiras são utilizadas em construções submersas, trilhos para trens e pontes de madeira na forma de estacas e mourões.
As principais espécies desse grupo são a Angelim, Ipê e Cupiúba.

Madeira para mobílias
As espécies mais utilizadas para montagem de mobílias são conhecidas como madeiras de lei.
Neste grupo, as árvores têm crescimento médio ou longo e são muitos requisitadas pela coloração ou desenhos em sua madeira.
As espécies mais conhecidas são o: mogno, ipê, jatobá, pau-brasil, angico, peroba-rosa e jacarandá.

Fonte: http://blogpraconstruir.com.br/etapas-da-construcao/materiais-de-construcao/madeira/